Odonto pediatria: Dra Daniele Calovini

O atendimento odontológico infantil deve ser feito através da conquista da confiança da criança pelo dentista. Isso conseguimos com muita técnica, paciência e carinho. Estabelecido esse vínculo de confiança, a criança se sente a vontade e segura para a realização de qualquer tratamento odontológico.

Os dentes de leite (decíduos) devem ser cuidados com a mesma atenção dos permanentes, pois a saúde bucal na infância e a instalação de bons hábitos de higiene oral e de alimentação adequada, diminui as chances de problemas na dentição permanente.

Ortodontia: Dra Daniele Calovini

O tratamento ortodôntico pode ser realizado em adultos e crianças com o uso de aparelhos moveis ou fixos, cada um com sua indicação.
A ortodontia em adultos é corretiva, visando a estética, alinhamento dos dentes estabelecimento de uma oclusão estável.
A ortodontia em crianças visa, também, a correção óssea e da relação entre o arco superior e o inferior, guiando o crescimento e desenvolvimento dos maxilares. Isso, muitas vezes deve ser iniciado antes da troca dos dentes de leite.

Fazemos tratamento ortodôntico com aparelhos fixos estéticos ou metálicos, aparelhos removíveis e com alinhadores transparentes de acetato.

Periodontia: Dr Fernando Ferraz e Dra Bruna de Moraes

Mais do que o cuidado com os dentes, a saúde bucal envolve a manutenção das características e do funcionamento correto de outras estruturas, em especial a gengiva. A periodontia visa corrigir os problemas dessa região.

A doença periodontal consiste no conjunto de problemas que afetam a gengiva e os ossos que sustentam os dentes, incluindo a inflamação e a infecção dessas áreas. Em geral, eles são causados por uma falha na higienização bucal. A doença periodontal pode causar muitos problemas, tais como, mal hálito, perda dos dentes, doenças sistêmicas, entre outros.

Dores de cabeça: Dr Jose Paulo Faria

O bruxismo e o apertamento, hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono, são distúrbios que atingem homens e mulheres e podem causar dores de cabeça. O esforço que a mandíbula faz durante a noite causa o mal estar e as dores no dia seguinte. Durante o sono a pessoa pode apertar os dentes ou esfregá-los com força, causando uma fadiga muscular e dores na manhã seguinte. Além da dor de cabeça, o bruxismo causa o desgaste dos dentes, decorrente da pressão que eles sofrem. Todo este processo pode causar inflamação e inchaço na gengiva.

É necessário avaliar dentes, músculos e articulações para ver se a cefaleia pode ter alguma dessas origens.

É importante que o dentista especializado em dor orofacial tenha conhecimentos básicos dos diversos tipos de cefaleia para fazer o diagnóstico diferenciado.

Endodontia(canal): Dra Amanda Ribas

O tratamento de canal nada mais é do que o tratamento da parte interna (polpa ou nervo) do dente. Ele consiste na remoção do tecido pulpar e posterior vedação do canal.

Principais motivos para se tratar o canal:

1 – Quando a cárie destrói o esmalte e a dentina, atingindo a polpa do dente, que fica inflamada ou infeccionada. O dente torna-se bastante sensível, evoluindo para estágio de dor aguda (pulpite);
2 – Quando há morte da polpa. Muitas vezes não tem mais sinal de dor, mas há infecção e normalmente formação de lesão;
3 – Nos casos de trauma dental, dependendo da intensidade, a polpa entra em colapso e morte, e há alteração de cor (o dente geralmente fica escurecido);
4 – Em casos de fratura dental com exposição do nervo;
5 – Quando o dente está com a estrutura destruída e necessita a colocação de um pino intracanal ou de uma prótese fixa.

Problemas de ATM: Dr Jose Paulo Faria

A ATM é a articulação que une a mandíbula ao crânio e está localizada na frente do ouvido e a utilizamos quando falamos, mastigamos ou engolimos

O paciente que apresenta uma distunção da ATM pode ter dor de cabeça na região temporal ao acordar ou no final da tarde sensação de rosto cansado, limitação de abertura bucal, dor ao mastigar, estalos na ATM, zumbido.

A causa das desordens da ATM é multifatorial . Os hábitos parafuncionais tais como ranger e apertar os dentes, roer unhas, morder os lábios e objetos, assim como a mal oclusao, contribuem muito no aparecimento e manutenção dos sintomas das disfunções.

Cirurgia e patologia oral: Dr Fernando Ferraz

A cirurgia odontológica é uma área muito vasta, envolvendo extração de dente do siso e outros dentes e raízes, cirurgia da gengiva, remoção de lesões orais, biopsias, colocação de implantes. O dentista especialista em cirurgia é capaz de realizar o procedimento cirúrgico com o mínimo de trauma possível aos tecidos ósseos e gengivais, o que proporciona um pós operatório com muito menos dor e inchaço e uma recuperação mais rápida.

Lentes de contato e facetas: Dr Jose Paulo Faria

Se você está incomodado com a estética dos seus dentes, pode recorrer à colocação de lentes de contato dental. Muito utilizado ultimamente, o procedimento é capaz de ajustar a cor, tamanho e formato dos dentes, tornando o sorriso harmonioso. Vieram para mudar a vida e melhorar a autoestima de muita gente que está em busca um sorriso mais bonito e uniforme.

As lentes de contato também são indicadas para pacientes com dentes desgastados, lascados ou quebrados, desalinhados e com espaços entre eles (diastemas). A lente de contato dental é minimamente invasiva, indolor e oferece uma aparência natural.

Implante : Dr Fernando Ferraz
Implante dentário é um cilindro (pino) de titânio colocado dentro do osso, abaixo da gengiva e que tem a função de fazer o mesmo papel da raiz do dente. Em cima do implante é que o cirurgião dentista coloca o novo dente. O implante dentário é indicado em casos em que o paciente já perdeu o dente ou esse dente não apresenta condições de ser recuperado e precisa ser extraído.

Correção de sorriso gengival: Dr Fernando Ferraz
O LIP BALANCE é um protocolo cirúrgico que combina técnicas consagradas de
periodontia, implantodontia e cirurgia oral menor, para corrigir ou pelo menos atenuar
o sorriso gengival.
O aumento da exposição dental, associado ao reposicionamento labial, devolve
equilíbrio ao terço inferior da face, trazendo benefícios comparados aos de uma
cirurgia plástica facial.
Procedimento de pequeno trauma quando comparado a cirurgia ortognática, definitivo
ao contrário da aplicação de BOTOX, e acessível financeiramente.
Quer saber se seu caso é indicado?

Clareamento dentário
Existem duas opções de clareamento dental, que podem ser feitas no consultório do
dentista ou em casa, e ambos podem trazer bons resultados. Independente da opção
escolhida, um clareamento eficaz e seguro deve ser indicado pelo dentista em uma
consulta, porque deve-se avaliar a dentição de cada pessoa individualmente e dar as
instruções de condutas durante e após o clareamento.
A principal indicação do clareamento dental é a necessidade estética do paciente, por
isso converse conosco se tiver interesse em realizar o procedimento
As principais contra indicações são pacientes menores de 14 anos, mulheres grávidas,
pacientes com cáries, pacientes com restaurações defeituosas ou problemas na
gengiva.