O cigarro é extremamente prejudicial para saúde e isso não muda para o caso de nossa boca.
Que o cigarro faz mal não é nenhum mistério, mas você sabe todos os males e consequências que pode trazer para sua saúde bucal? É bom pensar duas vezes antes de acender um cigarro caso você queira manter o sorriso em dia!
Para ajudar a entender melhor como o cigarro pode prejudicar a sua saúde, listamos abaixo as principais consequências que o consumo regular de tabaco tem para a nossa boca:
Mau hálito
A fumaça do cigarro resseca nossa boca e inibe a produção de saliva. Dessa forma, parte das substâncias que consumimos permanece na nossa boca e é digerida, exalando odores que provocam a halitose.
Além disso, as próprias substâncias produzidas pela combustão do tabaco presente no cigarro se alojam nos pulmões, garganta e nariz e ajudam a aumentar os odores desagradáveis que geram o mau hálito.
Ao inibir a produção de saliva, o fumante deve ter um cuidado ainda maior com a higiene bucal, especialmente a escovação noturna.
Dentes e gengivas mais escuros
A nicotina, um dos principais compostos químicos presentes no cigarro, é uma substância que adere ao esmalte dentário facilmente e escurece a sua pigmentação. Fumantes costumam ter dentes mais amarelados e escuros que não fumantes.
Outro efeito da nicotina é o aumento da produção de melanina pelo corpo, o que afeta diretamente os tecidos da boca, como a gengiva e as bochechas, causando a chamada melanose de fumante e deixando esses tecidos manchados e mais escuros.
Problemas de gengiva e perda de dentes
O cigarro afeta diretamente a gengiva e isso pode levar inclusive à perda de dentes. Isso porque o cigarro aumenta a temperatura média da boca e cria um ambiente mais propício para a propagação de bactérias e o acúmulo de placa bacteriana e tártaro.
Esse ambiente costuma levar a doenças periodontais, como a gengivite e a periodontite e, em maior escala, à perda óssea e a danos graves que podem levar à perda de dentes.
Gostando do conteúdo? Compartilhe conhecimento nas suas redes!
Doenças
O cigarro pode causar mais de 50 doenças diferentes e faz com que quem o consome regularmente tenha entre duas a três vezes mais chance de ficar doente que uma pessoa que não fuma.
Além disso, a fumaça do cigarro afeta a mucosa da boca dificulta a cicatrização e diminui a eficiência do sistema imunológico, tornando o fumante mais frágil a bactérias, vírus e fungos.
Problemas no paladar
A fumaça do cigarro afeta diretamente as papilas gustativas, causando a diminuição do paladar e da sensibilidade.
Câncer
Essa é com certeza a consequência mais grave que o cigarro pode trazer para a sua saúde bucal. Além de afetar os sistemas cardíaco, respiratório, nervoso, digestivo, entre outros, o cigarro também afeta todas as áreas da boca e tem relação direta com casos de câncer de lábio, faringe, laringe e esôfago, por exemplo.
Isso porque o cigarro altera a composição genética das células e acelera sua reprodução. Somada às milhares de substâncias químicas nocivas contidas no cigarro, essa característica aumenta e muito os riscos de câncer para fumantes.
Por isso, existem diversos sintomas que podem aparecer na língua e nas superfícies da boca e que indiquem que um fumante possa ter tenha algum tipo de câncer bucal.
Confira os principais sintomas do câncer bucal
Cigarro eletrônico
Considerado equivocadamente por muitos tabagistas como alternativa “saudável” ao cigarro comum, é importante ressaltar que, apesar de menor quantidade, possuí nicotina e outras substâncias tóxicas que podem trazer prejuízos à saúde, conforme aponta a fundação do câncer.
Combate ao tabagismo
Em todo o mundo existem campanhas e esforços contra o uso do cigarro. Em 31 de maio de 1987 a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu O Dia Mundial Sem Tabaco.
No Brasil o Instituto Nacional de Câncer (INCA) promove essa campanha anualmente.
Mas todos nós devemos engajar nessa luta! Ajude a conscientizar as pessoas sobre os prejuízos à saúde causados pelo cigarro compartilhando esse artigo.